Quatro princípios da redação científica

O livro Redação científica moderna de Pedro Reiz foi publicado no início de março de 2013, porém, levou cinco anos para ficar pronto! 

O professor Pedro Reiz, em Redação científica moderna, apresenta ao leitor a importância de preparar texto científico em que o pesquisador seja capaz de expor ideias de maneira clara e completa, sem que o leitor tente refutar o texto. Um texto científico elegante e de bom gosto costuma ser apresentado de maneira simples, com exatidão e clareza. Com isso em mente, o professor detalha quatro princípios para a redação científica, capazes de cumprir a função de comunicar: 

CLAREZA

Transmitir as ideias ao receptor da forma mais clara possível e seguir certa ordem lógica de raciocínio. A clareza pode ser obtida por meio de análise mental das ideias em que se observam a compreensão e a ordem do pensamento.

PRECISÃO

Há precisão quando são utilizados termos específicos, instrumentos de pesquisa eficazes, entre outros recursos.

CONCISÃO

É preciso cautela para obter concisão. Não se trata de omitir informações secundárias, mas saber trabalhar todas as ideias para que sejam expostas de forma proveitosa e direta. A "enrolação" para expor uma ideia principal ou seu significado pode tornar o texto cansativo e desinteressante ao leitor, que busca compreensão rápida da leitura, sem delongas.

SIMPLICIDADE

A simplicidade caminha junto à elegância. Buscar palavras simples que tenham o mesmo significado de palavras complexas auxiliam na compreensão do leitor.


Fonte: baseado em Redação científica moderna, Pedro Reiz, p. 116 a 125.